O projeto de duplicação de 14 quilômetros da travessia urbana em Santa Maria, que abrange as BRs 158 e 287, está praticamente pronto. Foram divulgadas pela assessoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT) – que é o articulador da obra em Brasília –, as plantas das obras nas rodovias. A cidade ganhará, assim que as construções saírem do papel, pelo menos 19 viadutos, canteiros, calçadas, ruas laterais às margens das estradas e, conforme prevê o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), fluidez no trânsito e segurança aos pedestres e motoristas.
Outro objetivo do projeto é fazer passar por Santa Maria o escoamento da safra de grãos, que, muitas vezes, desvia da cidade devido à falta de agilidade no trânsito por aqui. Além disso, também deverão passar por aqui os caminhões vindos do Porto de Rio Grande, no sul do Estado. O trecho que deve ser duplicado começa no Trevo do Castelinho, na BR-158 (veja o vídeo abaixo) e deve terminar cerca de um quilômetro depois do trevo da Ulbra, na BR-287.
Já foram divulgados os valores garantidos para as obras, R$ 180 milhões, que serão custeadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
Novidades – Com as reformas, os motoristas vão contar com passagens subterrâneas. Os carros poderão trafegar por baixo dos viadutos ou de rodovias. Além disso, serão reformulados os acessos da Cohab Tancredo Neves, do bairro Parque Pinheiro Machado, da Cohab Santa Marta, entre outros. Já os os trevos da Avenida Walter Jobim com as BRs 287 e 392 (Faixa de São Sepé), da Uglione, do Castelinho e da rodoviária passarão por mudanças, ganhando viadutos, algumas passarelas, canteiros, e outras novidades não informadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário