quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lula inaugura trecho duplicado da BR-101

Por volta das 13h30min, o presidente Lula inaugurou oficialmente o trecho duplicado da BR-101, entre os municípios de Osório e Torres. Em seu discurso, Lula afirmou que os investimentos públicos feitos no Rio Grande do Sul durante seu governo são superiores aos dos 20 anos anteriores. “Nesta época, um presidente que sai deveria estar desacelerando o motor. Mas eu não podia deixar a Presidência sem me despedir de vocês” — disse. — “Estou agradecido, de coração, ao carinho que vocês gaúchos me deram. Não seria eu, se não fosse o povo gaúcho entrar na minha vida”.
O presidente listou os inúmeros problemas enfrentados durante a conclusão da obra. Ele salientou que, se não fosse sua teimosia, talvez a duplicação da rodovia não fosse concluída.
Caco Argemi/Divulgação
Antes da inauguração oficial, Lula, acompanhado do governador eleito, Tarso Genro, e do ministro dos Transportes, Paulo Passos, Deputado Federal Paulo Pimenta, entre outras autoridades, percorreu a pé os 1,8 quilômetros de túneis localizados na região de Morro Alto. 
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O trecho da BR-101 encurtou em 11 quilômetros a viagem de Osório a Torres, que passa a ter 88 quilômetros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a região inaugurada deve ser liberada para o tráfego por volta das 16h.
Ao todo foram duplicados 89 quilômetros da rodovia, com um investimento de mais de R$ 900 milhões. O empreendimento ainda incluiu a restauração da pista antiga, a construção de 22 viadutos, 10 pontes, cinco passarelas, cinco passagens inferiores para veículos e pedestres e três passagens somente para pedestres, restando finalizar apenas a ponte sobre o rio Três Forquilhas. 
Uma das obras mais importantes da duplicação no estado é o túnel do Morro Alto, que encurtou o percurso da pista em 11 quilômetros (antes a rodovia contava com 100 quilômetros) devido à mudança do traçado em Maquiné. A execução desta obra exigiu um projeto bastante complexo, pois, além da escavação do túnel, foi necessária a instalação de estruturas capazes de sustentar a estrada no interior do Morro. 
Hoje o túnel conta com os sistemas operacionais e de segurança mais avançados do país, que incluem ventilação, iluminação, sistema de detecção de incêndio e circuito fechado de TV para monitoramento do tráfego com 40 câmeras.  Com a redução do percurso na rodovia, o tempo de viagem e custos com o combustível diminuíram, tornando fretes mais baratos e os produtos mais competitivos. 
A BR-101 é o principal eixo de deslocamento da economia do Sul do Brasil e a principal via de escoamento da produção agrícola e industrial do estado. A conclusão dos serviços de duplicação resultará em melhorias na trafegabilidade e na segurança viária da região.

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