segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Presidente Lula lança pedra fundamental da nova sede da UNE e da UBES

Presidente Lula posa para foto com integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro (RJ)
Nesta segunda-feira, dia 20/12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o terreno da antiga sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileiras dos Estudantes Secundaristas (UBES), na Praia do Flamengo, 132, Rio de Janeiro. O espaço abrigou o prédio da UNE e da UBES até 1964, quando foi invadido e incendiado, sendo posteriormente derrubado. Em 2007, os estudantes recuperaram o terreno.
O Presidente participou do ato de lançamento da pedra fundamental que dará início à construção do novo prédio das entidades estudantis. No dia 21 de junho deste ano, a Lei nº 12.260, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, reconheceu a responsabilidade do Estado brasileiro pelo incêndio e demolição da antiga sede.
O prédio foi doado aos estudantes em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Até 1964, o endereço foi palco de importantes lutas nacionais, como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu a criação da Petrobras. A nova sede foi presenteada com o projeto de um Centro Cultural – que terá 13 andares, e onde serão construídos o Museu da Memória do Movimento Estudantil e o teatro dos estudantes – pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Para celebrar o início das obras, houve também a reedição da Exposição “Memória do Movimento Estudantil”. Esteve expostos no terreno painéis que contam a história da mobilização de universitários e secundaristas desde a criação do Conselho Nacional de Estudantes, em 1937, até hoje. A exposição integra o projeto Memória do Movimento Estudantil, realizado em parceria com a Petrobras, o Museu da República e a Fundação Roberto Marinho.
Presidente Lula durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE e da UBES
Secretaria de Imprensa / Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário