terça-feira, 10 de maio de 2011

Ex-presidente Lula quer o RS como centro de integração do Mercosul


Diposto a continuar com o trabalho de fortalecimento das relações do Brasil com os países do hemisfério Sul, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva está organizando uma série de atividades para definir estratégias e projetos de integração. O objetivo de Lula é expandir os seus projetos de promoção do desenvolvimento econômico e social para países da África e da América do Sul. Nesta segunda-feira (09), durante uma reunião com o governador Tarso Genro, em São Paulo, Lula ressaltou que quer o Rio Grande do Sul como uma plataforma de conexão com o Uruguai e Argentina. "O Rio Grande tem que ser a base operacional para as ações entre estes países", afirmou o ex-presidente. 

O governador lembrou que já esteve no Uruguai para diversos encontros com empresários, ministros e o presidente José Mujica. "Podemos ser o indutor na execução de projetos de integração e cooperação nas áreas econômica, cultural e social", ressaltou Tarso. No começo de junho integrantes do Governo gaúcho voltarão a São Paulo para uma nova reunião com Lula. 

O ex-presidente também mostrou que está acompanhando a atual situação política do Rio Grande do Sul. Após analisar o plano de Governo da Unidade Popular Pelo Rio Grande, Lula elogiou as iniciativas da gestão Tarso, principalmente a de criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que reúne diversos setores da sociedade para discutir e elaborar projetos estratégicos para o Estado. 

"Além de fazer um bom Governo, você precisa recuperar o toque de alegria e orgulho do povo gaúcho", disse Lula a Tarso. O governador ressaltou que o Rio Grande do Sul já vive um novo momento político devido às diversas formas de participação e de escuta da sociedade. 

Tarso e Lula acertaram algumas atividades do ex-presidente no Rio Grande do Sul. Além de estar em Porto Alegre para participar do aniversário de Olívio Dutra em junho, Lula estará no Estado em mais duas oportunidades em 2011. No dia 11 de agosto, em um evento promovido em parceria pelo Governo gaúcho e a Assembleia Legislativa, o ex-presidente fará uma conferência sobre reforma política. Já em novembro, ele fará a abertura do seminário sobre combate à corrupção, com a presença do juiz espanhol Baltasar Garzón. 

Por fim, Lula falou de alguns projetos que está organizando e que visam mostrar os 8 anos de seu governo, por meio de documentos e depoimentos de setores da sociedade. Na passagem por São Paulo o governador participou do programa Canal Livre, da Band TV, e visitou a sede da Folha de São Paulo, onde também concedeu entrevista.

Texto: Guilherme Gomes
Foto: Caco Argemi
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário