quinta-feira, 19 de maio de 2011

Imprensa analisa como positivos e promissores os primeiros 100 dias do Governo Tarso


A imprensa gaúcha e nacional analisa como positivos e promissores os primeiros 100 dias do governador Tarso Genro a frente do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa realizada pelo Ibope com 602 gaúchos, publicada por ZH, aponta que 80% consideram que Estado está no caminho certo.

Veículos de abrangência nacional, como o portal IG, destacam que os primeiros quatro meses de mandato de Tarso Genro foram inspirados na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, priorizando uma base aliada ampla, a criação de um “conselhão”, tentativas de diálogo com a oposição, além de buscar recolocar o Estado numa posição de destaque em nível nacional.
O Estado de São Paulo salientou a força do Governo na Assembleia gaúcha, aprovando todos os projetos que apresentou. “Nenhuma das políticas estruturadoras nossas deixou de ser encaminhada; inclusive algumas já estão resolvidas”, afirmou o governador ao jornal. A publicação acrescenta que o governo define como parte da reorganização da estrutura administrativa a criação de cinco secretarias e órgãos públicos.
Contas em dia
A Agência Brasil, em matéria especial no final de semana, lembrou que nos primeiros 100 dias o governador tenta colocar as contas em dia. Cálculos apontam que o déficit do Estado pode chegar a R$ 500 milhões só este ano. Para responder a isso, o governador busca o crescimento econômico, a redução das despesas públicas e a reorganização da Previdência pública estadual. E lembra que Tarso, que foi ministro da Educação, da Justiça e de Articulação no governo Lula, implanta no Estado iniciativas originadas na esfera federal, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e o Programa de Segurança Pública com Cidadania.
Para a Carta Capital os primeiros cem dias do governador gaúcho Tarso Genro vem revelando um governo que busca ser diferente de todos os que o antecederam. Primeiro, porque Tarso não se mostra disposto a nenhuma guinada nos rumos do Estado e parece estar guiado por uma espécie de bom senso de esquerda. Segundo porque, pacientemente, o novo governo está construindo um plano estratégico que, se der certo, pode reencetar a presença gaúcha no cenário político nacional.

Imprensa gaúcha
O Correio do Povo, na edição deste domingo (10), disse que embora comemore a negociação bem-sucedida com o Cpers e a aprovação unânime na Assembleia Legislativa da proposta de reajuste do salário mínimo regional, o Governo do Estado enfrentou algumas polêmicas nos primeiros cem dias. Entre elas estão as discussões sobre o papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão, a cobrança da promessa de pagamento do piso nacional ao magistério, os projetos que aumentaram o número de cargos em comissão e as disputas em relação às nomeações para o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e a Agergs, que chegaram à esfera judicial.

Zero Hora publicou pesquisa ao Ibope que apontou que após 100 dias de governo, gaúchos consideram que Estado está indo no caminho certo. De acordo com o levantamento, 79% dos gaúchos disseram confiar no governador, contra 14% que disseram não confiar. Tarso recebeu nota 6,9, de uma escala de zero a 10.
Segundo a pesquisa encomendada pelo Grupo RBS, reproduzida pelo Jornal O Sul, a expectativa de 78% dos entrevistados é de que o Rio Grande do Sul estará pelos próximos quatro anos melhor do que está hoje. Questionados se o Estado está indo no caminho certo, 80% dos entrevistados afirmaram que sim, enquanto 12% consideram que está no caminho errado. Foram ouvidas 602 pessoas e a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Presidente e mais 10 ministros no Piratini
O Jornal do Comércio destacou que durante os três primeiros meses de governo, Tarso Genro acumulou vitórias, derrotas, polêmicas e reconhecimentos. Eleito com a promessa de integrar o Rio Grande do Sul ao Brasil e ao mundo, o governador mostrou que os sete anos em que comandou ministérios nos dois mandatos do ex-presidente Lula (PT) lhe proporcionam capital político junto ao Palácio do Planalto.
O JC lembrou que, em janeiro, Tarso recebeu no Piratini a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e, em outra ocasião, o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Além disso, já se reuniu com mais de 10 ministros, entre eles nomes de peso do governo federal, como o titular da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT). E trouxe ao Estado o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, para expor as oportunidades que empresas gaúchas têm de fornecer produtos à estatal. Na área internacional, destaque para a viagem do governador à Espanha e a Portugal antes da posse, no ano passado, e ao Uruguai em janeiro deste ano, onde se reuniu com o presidente José Mujica e foi recebido com honras de chefe de Estado.
Para o Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, o governador caminha na mesma direção de Dilma Rousseff, adotando a consensualidade nas ações que tenta implantar. Conta com uma base sólida no parlamento e um grande apoio na sociedade civil.
Fonte: PTRS

Fonte: PTRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário